27 de janeiro de 2015

A ÚLTIMA DANÇA ( LAST DANCE) Mini Conto Ficção

Eu ( Preparando para a Última Dança)
A pedido de uma amiga fui ajudá-la na pesquisa sobre a terceira idade.
Não gosto desta palavra,talvez devessemos usar dezoitos anos, que podem ser vários, para os maiores de 60anos.
Como já estudei na Aliança Francesa e devido ao meu trabalho e gostar do idioma resolvi pesquisar os frequentadores da aula de francês da Universidade de Terceira Idade.
Fui de jeans e camiseta com tênis. Sentei-me na primeira fileira próximo a janela e na ponta oposta um homem forte, mais para gordo, sentou na ponta da mesma fileira. Deveria ter cerca de 40-50 anos.
Quando as alunas começaram a chegar alegres e faceiras fiquei surpresa, pois todas estavam bem vestidas e com o rosto maquiado, e eu de cara lavada sem nenhuma pintura!
Eu esperava encontrar senhoras quietas e tímidas ,mas elas conversavam ,brincavam como adolescentes em aula.
A aula sempre iniciava com a música L’ AMOUR EST FOU (O AMOR É LOUCO)
Era a o momento que eu mais gostava, pois sabia a tradução e posso dizer que o amor é louco!
Esse treinamento era para a festa do final de ano.
Recordei da expressão “je suis dèsolè” que usamos quando queremos algo ou alguém e não conseguimos ter.
Todas as aulas o médico (o senhor da outra ponta) olhava para meu lado e resmungava... je suis dèsolè . Tudo que eu falava... je suis dèsolè .
Quando a professora me perguntou se eu me correspondia pela internet com algum francês, antes de eu responder ele  resmungava... je suis dèsolè.
Mas, o que me deixou surpresa foi  na terceira aula quando comentei com a professora que a aula era uma bagunça, metade da aula era repetição e quase não havia avanço na matéria.
E ela, uma conceituada professora local, respondeu... essas pessoas  vão viajar ,mas não precisam saber francês ,elas  frequentam a universidade para arranjar namorado .
Eu fiquei surpresa e entendi o porquê de elas se vestirem muito arrumadas, maquiadas.
E eu fiquei com o médico como colega, pois ele estava ali para treinar o francês para participar de um congresso.
No meio do ano houve um baile, com o pessoal da classe e o médico me convidou.
Eu pensei, pensei e achei deselegante não aceitar por sermos colegas de classe.
No dia do baile, eu caprichei no vestuário etc. percebi que ele não era meu tipo físico, mas tinha uma conversa agradável.
E enquanto dançávamos todas músicas, e eu muito feliz, ele me disse... que sabia que eu não queria ir ,que ele não era meu tipo ,mas  me deu uma lição que guardei no meu coração ... Você (eu) está se guardando ou reprimindo seu desejo de ser feliz, de dançar, de amar, reservando a última dança para alguém. E continuou... A SUA ÚLTIMA DANÇA PODE SER HOJE ! DIVIRTA SE!
E eu dancei antigos e novos sucessos e notei o porquê das minhas colegas de classe estarem tão felizes.
Não podemos saber ou prever quando será nossa" Ultima Dança "((em todos os sentidos, se é que vocês me entendem), porque não sabemos o que acontecerá amanhã.
Vamos viver e fazer nossa “Ultima dança” hoje, agora se possível.
Uma semana depois meu parceiro de dança morreu no voo para Paris.

(Conto ficção Lúcia Marina Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário