13 de outubro de 2012

IDOSOS

1° DE OUTUBRO,DIA DO IDOSO



Foto de Lucia Marina Rodrigues-Out.2012

Meu pai morreu com 58 anos de AVC.Atualmente consideramos essa idade muito jovem .As pessoas ainda estão produtivas e fazendo carreira em empresas ou iniciando algo novo.
Hoje pessoas com essa idade comportam como se tivessem 40 anos ,viajam e tem uma vida produtiva e social .
São atualizados ,estão conectados com o mundo,e isso tudo vem de uma qualidade de vida que no passado os considerados idosos(58 anos) não tinham .
Quando pensamos em ajudar um idoso temos que vê-los como um todo,isto é,sua cultura ,seu estado mental,fisiológico e espiritual.
Lembrei me da primeira vez que fui viajar para Disney:minha irmã e eu éramos as mais jovens e o restante do grupo estava na faixa de 60 anos .Ficamos preocupadas ,mas eles mesmo usando bengalas divertiram se como crianças nos seus ritmos.Ficamos abismadas.E sempre que vamos viajar ,e há pessoas idosas(com mais de 75 anos) procuramos ficar por perto ,mas garanto que não dão trabalho ,só são um pouco mimadas e querem participar de todos os programas.
Hoje há transporte público grátis ,ginásticas,bailes(percebi que no baile aproveitam todas músicas ,haja folego)  e viagens para terceira idade .
Mas o que eles querem é participar de tudo e ter oportunidade de falar ,porque sabem que o inevitável está próximo que é a morte..
O Japão é o país que tem maior quantidade de idosos e o Brasil caminha a passos largos para se igualar.
O governo precisa dar sua contribuição dando mais segurança,transporte público e uma saúde tratando o idoso como um ser completo ,e principalmente ouvir suas problemáticas ,verdadeiras ou falsas.Entendê-los.
O idoso é uma pessoa completa ,pois,tem uma somatória de experiencias que não encontramos no jovem .
Vamos valorizar o idoso . Quando começamos a nos tornar idoso?Não sei . 
São tantos os fatores que agilizam ou retardam o envelhecimento .
Por enquanto eu não quero pensar ,mas sei que cada um sabe quando a velhice está chegando .
Lucia Marina Rodrigues





Nenhum comentário:

Postar um comentário